UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Extremos climáticos se agravaram nos últimos 20 anos

11/03/2014

O derretimento das geleiras do Ártico, o aumento dos dias de calor extremo em diversas regiões e os verões inclementes até mesmo no Hemisfério Norte mostram como o aquecimento global segue em marcha acelerada. Um estudo divulgado esta semana pela revista “Nature Climate Change” mostra como o número de dias com temperaturas recordes cresce no mundo. Em algumas localidades, os termômetros superavam a média da temperatura máxima até dez vezes num ano. Agora, isso ocorre 50 vezes no mesmo período.
A pesquisa, assinada por cientistas australianos, canadenses e suíços, contesta o que seria uma “pausa” no aquecimento global desde o fim do século XX. Este fenômeno é atribuído à captação de energia solar pelo oceano, enquanto a temperatura média da superfície permaneceu relativamente estável.
Os autores do estudo, no entanto, ressaltam que o aquecimento global não deve ser ligado apenas ao aumento da temperatura da superfície terrestre.
De acordo com a pesquisa, o uso do termo “pausa” para explicar uma suposta desaceleração na escalada dos termômetros é leviano e “deslocado do contexto das mudanças climáticas”.
— Em vez de procurar uma explicação para o hiato no aquecimento global, observamos que eventos extremos quentes são cada vez maiores e mais frequentes — conta Lisa Alexander, coautora do estudo e pesquisadora Instituto de Ciências Atmosféricas e do Clima de Zurique. — Não podemos olhar apenas para a temperatura média da superfície terrestre. Este é apenas um dos indicadores para determinarmos a dimensão das mudanças climáticas.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...