
08/04/2014
Um estudo da Universidade Estadual de Washington (WSU) mostra que regiões áridas, que ocupam quase metade da superfície terrestre do planeta, capturam uma quantidade de carbono muito maior do que se acreditava. Ao armazenarem o gás de efeito estufa, ecossistemas desérticos contribuem para amenizar o aquecimento global. A pesquisa foi realizada ao longo de dez anos a partir da análise de uma amostra de solo e de plantas do Deserto de Mojave, na Califórnia. Estas zonas da Terra podem, no futuro, tirar da atmosfera o equivalente a 8% das atuais emissões de CO2.
A descoberta permite que os cientistas tenham uma melhor noção da quantidade de carbono armazenado na superfície terrestre.
- O estudo mostra a importância dos ecossistemas áridos - explica R. Dave Evans, professor de Ciências Biológicas da WSU, que publicou os resultados na revista “Nature Climate Change”. - Eles são um grande absorvedor de CO2. Não conseguem tirar todo o gás que está presente na atmosfera, mas certamente ajudam.
A porção de terra coletada em Mojave foi submetida ao nível de CO2 que, acredita-se, ocorrerá no local em 2050. Dez anos depois do início do experimento, os pesquisadores analisaram novamente aquele solo e suas plantas. Escavaram até um metro de profundidade e viram a quantidade de carbono absorvida naquela região.
As zonas de cobertura florestal têm mais matéria orgânica e mantêm mais carbono. Mas, como as porções áridas do planeta são muito maiores, elas podem ter um poder descomunal sobre a quantidade de gases-estufa apreendida na atmosfera e, também, em quanto a terra pode aquecer nas próximas décadas.
Leia a matéria completa no Jornal da Ciência
Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo
20/08/2026
MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto
20/08/2026
Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO
20/08/2026
Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo
20/08/2026
O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa
20/08/2026
Hesperaloe pode substituir madeira na produção de papel
20/08/2026
