UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Corais assassinos na mira da Justiça

13/05/2014

À primeira vista, pode parecer encantador, mas o “coral-sol”, que mais parece um girassol, está matando corais nativos da costa brasileira e alterando a biodiversidade marinha no Brasil. As empresas Petrobras, Vale e Brasfels são apontadas pelo Ministério Público Federal como as principais suspeitas de trazer esse coral invasor para as águas nacionais. Hoje será feita audiência pública para investigar o papel das companhias na expansão do chamado “coral assassino” no litoral fluminense. Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Mangaratiba, Paraty e Rio de Janeiro são os municípios mais afetados.
"Temos diversas evidências de que duas espécies de coral-sol tenham sido introduzidas acidentalmente na Baía da Ilha Grande por plataformas de petróleo e gás. São naturais de Galápagos e do Indo-Pacífico, não daqui”, afirmou Joel Creed, professor associado do Departamento de Ecologia da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Para ele, o organismo se agarra ao casco das embarcações e, assim, chega à costa brasileira. “O coral-sol necrosa os corais naturais do Brasil. Os peixes que se alimentavam desses corais nativos acabam ficando sem comida, e isso afeta toda a biodiversidade”, completa.
Monique Cheker, procuradora da República que convocou as empresas para prestar esclarecimentos, acredita que a audiência de hoje será determinante para o futuro das investigações.

Leia mais no O Dia

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...