UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fundo internacional destinará US$ 215 milhões à conservação da Amazônia

27/05/2014

O governo brasileiro, a ONG WWF e vários outros parceiros anunciaram nesta quarta-feira um acordo para estabelecer um fundo de US$ 215 milhões para a conservação de matas protegidas da floresta amazônica.
O dinheiro, que deve ser empregado em atividades de conservação em 90 áreas protegidas na Amazônia, chega em um momento em que a pressão pelo desenvolvimento da região retomou fôlego, resultando em um aumento na taxa de desmatamento, após anos de quedas sucessivas.
Sob os termos do acordo, parceiros do fundo farão contribuições anuais para ajudar o Brasil a atingir as necessidades de financiamento para unidades de conservação, cuja área combinada totaliza mais de 60 milhões de hectares, uma área do tamanho da Península Ibérica.
Os integrantes do fundo afirma que as contribuições serão condicionadas a auditorias em órgãos governamentais brasileiros que vão administrar o fundo e a manutenção de equipes e orçamentos dos escritórios necessários para administrar as áreas florestais.
O dinheiro do fundo seria usado para uma gama de medidas básicas de conservação, incluindo veículos de patrulha, cercas e sinalização para delinear áreas protegidas.
O financiamento para o novo fundo, que deve fluir ao longo de 25 anos, foi assegurado por fontes públicas e particulares, incluindo o governo da Alemanha, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, filantropos e o Fundo Amazônia (um fundo já existente, administrado pelo BNDES, com a maioria das contribuições vindas do governo Norueguês).
As unidades de conservação a terem sua gestão bancada pelo novo fundo são as do programa Arpa (Áreas Protegidas da Região Amazônia), estabelecido em 2002, que coordena as estratégias de conservação na região.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...