UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Avião movido a energia solar faz primeiro voo teste

05/06/2014

O avião suíço “Solar Impulse 2”, que, espera-se, será o primeiro a dar a volta ao mundo sem usar combustível, realizou ontem seu primeiro voo de teste com sucesso. A aeronave voou por duas horas e 15 minutos. Suas asas são cobertas por uma fina capa de carbono, que abriga 17.248 células solares, capazes de autonomia para cinco noites e cinco dias. Novos testes serão feitos nos próximos dez meses, até que ele esteja pronto para circundar a Terra, em 2015.
O avião, que foi comandado pelo piloto Markus Scherdel, é o segundo protótipo do aparelho concebido por Bertrand Piccard, filho e neto de inventores. O primeiro, mais leve e menos poderoso, fez seu primeiro voo em 2010 e alcançou 26 horas de voo em linha reta, ao cruzar os EUA de costa a costa em cinco etapas.
Este segundo protótipo tem asas de 72 metros - as de um Boeing-747 medem 68,5 - e estão cobertas por uma fina capa de carbono que abriga 17.248 células solares capazes de autonomia para cinco noites e cinco dias. A velocidade máxima em que de navegação é de 90 km/h ao nível do mar e 140 km/h a uma altitude de 8,5 mil metros.
André Borschberg, engenheiro-chefe do projeto, irá dividir com Piccard o comando da cabine durante a viagem ao redor do mundo, como fizeram em todas as travessias realizadas com o primeiro protótipo.
A cabine mede 3,8 metros quadrados, o suficiente para armazenar oxigênio, comida, água, para-quedas e outros equipamentos necessários para o piloto. O espaço também é equipado com um assento ergonômico que reclina para que o ocupante possa se deitar - e até mesmo praticar exercício.
A nova aeronave também é completamente capaz de voar com segurança na chuva. Durante o dia, o avião voará a uma altitude de 8.500 metros; e à noite, para economizar energia, eles descem a 1.500 metros.

Leia mais em O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...