UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ex-primeira-ministra norueguesa recebe "Nobel da Ásia" de desenvolvimento sustentável

26/06/2014

A norueguesa Gro Harlem Brundtland recebeu ontem o primeiro prêmio Tang em desenvolvimento sustentável.
O Tang tem sido chamado pela imprensa oriental de Prêmio Nobel da Ásia. Fundado em 2012, dá US$ 1,34 milhão ao vencedor, mais uma bolsa de pesquisa de US$ 330 mil.
Além de desenvolvimento sustentável, há três categorias: ciência biofarmacêutica, justiça (incluindo direitos humanos) e estudos chineses (história, cultura e arte).
O prêmio será concedido a cada dois anos e os premiados são escolhidos de acordo com sua "originalidade, influência e capacidade de educar as novas grações".
Gro Brundtland foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na Noruega, em 1981. Foi também a mais jovem, aos 42 anos.
Médica com mestrado em saúde pública por Harvard, foi uma das pioneiras do movimento ecológico, no final dos anos 1960.
Brundtland é considerada a "madrinha" do termo desenvolvimento sustentável, porque a primeira definição internacional do termo aparece em um relatório das Nações Unidas feito sob sua responsabilidade, em 1987.
O documento, chamado "Nosso Futuro Comum" define desenvolvimento sustentável como aquele que "atende às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atingirem as suas próprias necessidades".
A ex-primeira-ministra dirigiu a Organização Internacional da Saúde de 1998 a 2003 e foi escolhida em 2003 pela "Scientific American" como líder política do ano.
Brundtland integra o The Elders, grupo chefiado por Kofi Annan para sugerir soluções para grandes problemas globais.

Leia a matéria completa na Folha de S. Paulo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...