UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudanças climáticas podem levar ruivos à extinção

24/07/2014

Uma relação aparentemente improvável começa a preocupar a comunidade científica: o aquecimento global poderia influenciar o desaparecimento das pessoas ruivas. Acredita-se que a mutação do gene recessivo que produz cabelos ruivos e pele clara decorre da baixa luminosidade do ambiente onde a pessoa está inserida, o que faz com que ela produza grandes quantidades de vitamina D. Não é à toa que, enquanto somente 2% da população mundial é ruiva, em lugares como a Escócia, Norte da Inglaterra e Irlanda, este índice pode subir para 40%.
Por isso, se as previsões de aumento das temperaturas estiverem corretas, haverá mais dias ensolarados e cada vez menos nuvens no céu, causando impacto direto no gene recessivo. Em tal cenário, será cada vez menor a quantidade de pessoas que carregarão o código genético. Além da coloração ruiva, acredita-se que os olhos azuis também entrariam em extinção nesse futuro mais ensolarado.
Mas como se trata de mutação genética, cientistas estimam que o processo de desaparecimento leve centenas de anos para se completar.

Fonte: O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...