UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Nova espécie de ave é descoberta no Sul e já está ameaçada de extinção

31/07/2014

Quase dois séculos depois de ser descoberta, no Sul do Brasil, a patativa-verdadeira (Sporophila plumbea) ganha uma “parente”. Pesquisadores da PUC-RS descobriram a patativa-tropeira (Sporophila beltoni), que era confundida com a outra espécie.
— A patativa-tropeira é um pouco maior do que a verdadeira (que tem cerca de 10 centímetros de comprimento) — destaca Márcio Repenning, biólogo e pesquisador do Laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências da PUC-RS, um dos responsáveis pela análise da tropeira, iniciada há oito anos. — A cor do bico, o canto e a plumagem também são diversificados.
A maior diferença, no entanto, é o habitat. A patativa-verdadeira é uma espécie típica do Cerrado. A tropeira, por sua vez, passa o período de reprodução, de novembro a março, nos campos de altitude associados a florestas com araucárias no Sul do país. No inverno, com o frio e a redução na disponibilidade de alimentos, como as sementes e pequenas aranhas e cupins, a ave migra para o Cerrado.
Enquanto a patativa-verdadeira é numerosa, a nova espécie já figura na lista das ameaçadas de extinção. O principal motivo é a pressão urbana sobre a área em que se reproduz. Com o avanço desordenado de culturas agrícolas, o barramento de rios para geração de energia e o plantio de espécies exóticas, apenas 3% da cobertura original das florestas com araucárias estão preservados.
— A tropeira precisa de áreas específicas para se reproduzir, que invariavelmente estão próximas a matas ciliares dos campos com araucárias — ressalta Repennin. — Por isso é necessário conservar esse ecossistema tão ameaçado.
De acordo com técnicas de geoprocessamento, o biólogo estima que existem apenas 4,5 mil casais de patativas-tropeiras na natureza, um número considerado muito baixo. Ele defende a criação de unidades de conservação nas áreas habitadas pela ave.
O estudo, realizado com apoio da Fundação Grupo Boticário, foi publicado na revista “The Auk – American Ornithologists’ Union”.

Fonte: O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...