UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Junho a agosto de 2014 foi o período mais quente já registrado globalmente

23/09/2014

O mês de agosto bateu recordes de temperatura levando-se em conta a média entre as superfícies terrestres e oceânicas do planeta, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês). No cálculo de junho a agosto deste ano, a média das temperaturas foi 0.71°C maior do que a média do século XX, fazendo esse período de 2014 o mais quente desde o início dos registros, em 1880.
Apesar de o planeta não ter vivido um pico de aquecimento como em 1998, quando o fenômeno El Niño esquentou as águas, a média entre junho e agosto deste ano deixa claro que a temperatura na Terra continua aumentando.
Alguns dos locais mais quentes em agosto deste ano foram na Ásia Ocidental, Oeste da Austrália e em partes do Sul da América do Sul. Enquanto isso, outros pontos de todo o mundo experimentaram temperaturas mais baixas do que na média, incluindo nesse grupo o Leste dos EUA, Europa Ocidental e Austrália Central.
De acordo com entidades de monitoramento do clima, 2014 está a caminho de se tornar o ano mais quente já registrado, se mantiver a média de aumento de temperatura registrada nos primeiros oito meses deste ano. Enquanto isso, a extensão do gelo marinho do Ártico - que sempre atinge um mínimo para o ano em torno deste período - continua bem abaixo da média de 1980-2010.

Fonte: O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...