UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
ONS reduz estimativa de chuvas em outubro e eleva previsão de consumo de energia

21/10/2014

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a estimativa de chuvas que deverão chegar aos reservatórios das hidrelétricas do país em outubro, sendo que todas as regiões terão afluências bem abaixo da média com exceção do Sul.
Segundo o Informe do Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado na sexta-feira 17/10, as afluências previstas para o Sudeste/Centro-Oeste, que concentra os principais reservatórios de hidrelétricas do país, deverá ser de 67% da média histórica para o período. Assim, o nível dos reservatórios dessa região deverá cair dos atuais 22,09% para cerca de 19% ao final do mês.
A redução do nível dos reservatórios do Sudeste ocorre quase que ininterruptamente desde junho de 2013, sendo que o período úmido 2013/2014 não conseguiu recuperar as represas. O próximo período tradicionalmente chuvoso, de novembro a março, será crucial para evitar um problemas de suprimento de energia em 2015, dizem especialistas do setor.
No Norte, as chuvas que chegarão às hidrelétricas serão equivalentes a 67% da média, e no Nordeste, a 38%. Somente o Sul continuará com chuvas acima da média, a 147%.
Já a previsão de consumo de carga de energia no país em outubro é de aumento de 2,4% ante mesmo mês de 2013. Anteriormente, na semana passada, o ONS estimava alta de 1,3% no consumo neste mês.
De acordo com o órgão, a maior alta de carga é esperada para o Sul do país, onde o consumo deve subir 3,4%. No Nordeste e no Sudeste/Centro-Oeste, os aumentos devem ser de 3,2% e 2,5%, respectivamente, segundo a estimativa. Na região Norte, a expectativa é de redução de 1,3%.

A matéria completa pode ser lida em O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...