UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Índia projeta maior consumo de carvão e dificulta acordo do clima

04/12/2014

Décadas de mineração a céu aberto fizeram esta cidade no meio das jazidas carboníferas da Índia parecer uma paisagem lunar, com montanhas de escória preta, ar empesteado de enxofre e moradores enfermos.
No entanto, em vez de recuperar essas colinas ou reformular sua exploração, o governo está escavando mais fundo, em uma corrida por carvão que poderá acelerar uma mudança climática irreversível no mundo e tornar as cidades da Índia, já entre as mais poluídas do mundo, ainda mais inabitáveis.
"Se a Índia continuar intensificando sua exploração de carvão, todos nós estaremos fadados a um fim trágico", disse Veerabhadran Ramanathan, do Centro de Ciências Atmosféricas do Instituto Scripps de Oceanografia na Califórnia, um dos principais cientistas especializados em questões climáticas. "E nenhum lugar sofrerá mais que a própria Índia."
Os planos de mineração de carvão da Índia podem representar o maior obstáculo para um pacto climático global que deverá ser negociado em Paris no próximo ano. Enquanto os EUA e a China anunciaram um acordo histórico que inclui novas metas para emissões de gás carbônico, e a Europa se comprometeu a reduzir 40% das emissões de gases do efeito estufa, a Índia, o terceiro maior emissor do planeta, demonstrou indiferença em relação a esses pactos.

Saiba mais na Folha de S. Paulo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...