UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Os conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade em uma perspectiva socioambiental nacional

09/12/2014

A biotecnologia, ou a aplicação de todas as ciências da vida para a melhoria da saúde, continua revolucionando nossa vida cotidiana. A cada quatro anos a esperança de vida no mundo ocidental aumenta em um ano, ao mesmo tempo que é consagrado ao setor da saúde, nos países ocidentais, entre 9 e 15% do produto nacional bruto.
O processo de valorização do conhecimento técnico-científico transformou o status da biodiversidade: passou de uma questão apenas de interesse ambiental para uma questão também econômica, com a mediação da etnobotânica, da etnofarmacologia, da fitoquímica e da farmacologia. Essas disciplinas estão envolvidas nas pesquisas de novas substâncias oriundas de plantas, inventariando e sistematizando informações a partir dos conhecimentos de diferentes povos e etnias, trabalhando no isolamento, purificação e caracterização de princípios ativos e nos efeitos farmacológicos de extratos e dos constituintes químicos isolados.
Há nesse sentido, alguns caminhos demonstrados por Albuquerque; Hanazaki (2006), para o estudo de plantas medicinais, destacando-se três tipos básicos de abordagem para a bioprospecção: randômica, quimiotaxonômica e etnodirigida. As investigações randômicas compreendem a coleta ao acaso de plantas para triagens fitoquímicas e farmacológicas. Este processo revela-se oneroso e muitas vezes infrutífero, além de poder levar anos para ser concluído.

O artigo completo pode ser lido no Jornal da Ciência

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...