UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Quase 300 árvores estão sendo cortadas para revitalização da Marina da Glória no Aterro

13/01/2015

O barulho constante de motosserras num patrimônio público, encravado na Zona Sul do Rio, vem chamando a atenção de quem costuma passear ou fazer atividades físicas no Aterro do Flamengo. Pouco a pouco, arbustos e árvores vão tombando, dando lugar a um solo estéril. Reflexo de um megaprojeto de modernização do espaço para as Olimpíadas, as mudanças — necessárias para a construção de um estacionamento subterrâneo — foram aprovadas por órgãos da prefeitura e do governo federal. Nada menos que 298 árvores na Marina da Glória tiveram seus cortes autorizados pela Secretaria municipal de Meio Ambiente no dia 2 de dezembro.
Como contrapartida, está previsto o replantio de 3.082 mudas, não necessariamente dentro da marina. Caberá ao Executivo municipal indicar os locais que deverão receber as novas árvores até março. As obras vêm sendo tocadas pelo grupo BR Marinas, que comprou a concessão da REX, do empresário Eike Batista, em 2 de junho de 2014.
Um tapume instalado no estacionamento da marina há um mês acabou por suscitar uma onda de preocupações e críticas. Dono de um veleiro e presidente da Associação de Usuários da Marina da Glória (Assuma), José Fernandes se diz surpreendido com a autorização para os cortes. Ele reclama da falta de diálogo da concessionária com a entidade e, embora elogie o projeto de revitalização do único atracadouro público da cidade, garante que não tomou conhecimento dos detalhes paisagísticos da proposta.

A matéria na íntegra pode ser lida em aqui

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...