
26/03/2015
Após morar a vida inteira no Rio, o advogado Rubens Ribeiro, de 38 anos, se mudou para a Zona Sul de Niterói em 2006, quando se casou com uma moradora da cidade. Com semblante cansado, o carioca deixa claro que até hoje não se acostumou com a odisseia diária para chegar ao trabalho, na Cinelândia — gasta uma hora e meia para percorrer cerca de 20 quilômetros. Volta e meia o desgaste é discutido com a mulher.
— Sempre falo que fico muito cansado — revela. — Penso em, um dia, voltar para o Rio.
Assim como Ribeiro, um milhão de pessoas se deslocam frequentemente por 18 das principais cidades do estado, mostra estudo nacional do IBGE divulgado ontem, baseado no Censo Demográfico de 2010. É o segundo deslocamento em número de pessoas dentro de um arranjo populacional — termo usado pelo instituto para definir agrupamentos de dois ou mais municípios com grande integração de habitantes, quando estes trocam de cidade para trabalhar ou estudar. O principal é o de São Paulo, onde 1,75 milhão de pessoas circulam entre 36 municípios. Em todo país, são 7,4 milhões.
No país inteiro, as 294 aglomerações urbanas mapeadas pelo IBGE abrigam 106,8 milhões de pessoas — o equivalente a 55,9% da população do Brasil —, distribuídas por 938 municípios. O maior número de arranjos (112) está no Sudeste; o menor (17), na Região Norte.
— Fizemos uma síntese do que acontece hoje no país — destaca Monica O’Neill, pesquisadora do IBGE. — Em vez de estudarmos apenas as metrópoles, identificamos também as pequenas concentrações. Algumas contam com um papel estratégico e uma dinâmica própria, que não vemos nas grandes cidades.
Para Monica, o levantamento também evidencia novas demandas, que devem ser atendidas pelo poder público.
— Encontramos problemas relacionados à mobilidade urbana, e acredito que o estudo pode auxiliar (novos projetos) — assinala. — A lógica do mercado de trabalho é diferente da lógica da moradia. Então, a periferia é cada vez mais incorporada à cidade.
Saiba mais em O Globo
Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo
20/08/2026
MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto
20/08/2026
Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO
20/08/2026
Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo
20/08/2026
O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa
20/08/2026
Hesperaloe pode substituir madeira na produção de papel
20/08/2026
