UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ministério Público vai investigar danos ambientais causados por incêndio em Santos

09/04/2015

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para investigar os danos ambientais causados pelo incêndio que atinge tanques de combustível da empresa Ultracargo, em Santos, litoral paulista, desde quinta-feira passada. Os promotores pretendem avaliar se a empresa dona dos reservatórios pode ser responsabilizada pela contaminação do ar na região do acidente, devido à fumaça preta que tem saído há seis dias, e da água, que causou a morte de milhares peixes nos últimos dias.
Na última terça-feira, os bombeiros continuaram no combate ao incêndio, que entrou no sexto dia. As causas do fogo ainda são desconhecidas. O acesso ao Porto de Santos está bloqueado desde segunda-feira. Pelo segundo dia, os caminhões enfrentam um bloqueio na via Anchieta. Cerca de sete mil contêineres deixaram de ser embarcados no Porto de Santos neste período, segundo informações do “Bom Dia Brasil”. A empresa que administra o porto, no entanto, diz que o movimento ainda não foi afetado.
O inquérito civil foi instaurado após uma reunião entre promotores do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e a prefeitura de Santos. Na portaria que deu origem à investigação, os promotores escrevem que “há sérias razões para se concluir que houve falha no plano de emergência da Ultracargo ou na sua execução, como ainda, atuação da brigada de incêndio”. A empresa terá dez dias para encaminhar ao Gaema documentos sobre o Plano de Emergência Individual (PEI), a manutenção dos tanques, as equipes responsáveis por atender emergências e os produtos armazenados.
O Ministério Público cita reportagens veiculadas na imprensa regional que dizem que a fumaça preta provocada pelo incêndio pode causar problemas à saúde dos moradores do entorno devido à grande quantidade de dióxido de carbono. Durante o feriado prolongado da Páscoa, pelo menos 16 pessoas receberam atendimento por apresentarem problemas respiratórios, segundo a Prefeitura de Santos. Nesta segunda-feira, milhares de peixes apareceram mortos no estuário do porto, devido à contaminação da água por substâncias tóxicas.

A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...