UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Capes divulga resultado de edital para seleção de projetos na área de biodiversidade

28/04/2015

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 24, o resultado do edital nº 72/2014, referente ao programa Capes/NSF, que seleciona projetos de pesquisa de parcerias universitárias de cooperação internacional para mobilidade em iniciação científica para graduandos na área de biodiversidade no âmbito do Programa Capes/NSF-Biodiversidade.
O objetivo do programa Capes/NSF-Biodiversidade é aprofundar a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior do país e a agência governamental norte-americana NSF, no âmbito do programa "Dimensões da Biodiversidade" para Pesquisa e Infraestrutura Associada. A iniciativa promove novas abordagens integradas para identificar e compreender o significado evolutivo e ecológico da biodiversidade em meio ao ambiente de mudanças. Esta chamada de projetos visa caracterizar a biodiversidade na Terra, usando abordagens inovadoras de integração, para preencher as lacunas mais importantes em nossa compreensão da diversidade da vida na Terra.
Entre os benefícios do programa, estão previstas missões de trabalho, que consistem na concessão de até duas viagens de curta duração para o coordenador do projeto ou de docentes doutores da equipe, com duração de sete a vinte dias. E também missões de iniciação científica, que consistem no deslocamento de até cinco graduandos brasileiros, a fim de desenvolver atividades de pesquisa na área de interesse do Projeto, nos Estados Unidos, pelo período de seis a doze semanas.


Fonte: Capes

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...