UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Países se reúnem na Alemanha para escrever novo acordo sobre mudanças climáticas

02/06/2015

Começou esta segunda-feira um novo encontro internacional que determinará como os chefes de Estado pretendem lidar com as mudanças climáticas. A Conferência de Bonn, na Alemanha, que será encerrada no dia 11, é o último grande encontro antes da Conferência do Clima de Paris (COP 21), em que os países devem estabelecer um acordo limitando o aumento da temperatura global em até 2 graus Celsius.
Desde fevereiro, diversos países estão propondo métodos sobre como as conversas devem ser conduzidas no fim do ano, no encontro francês. As sugestões resultaram em um documento de cerca de 90 páginas e 4.232 linhas, com centenas de lacunas, que devem ser preenchidas e aprovadas por mais de 190 países.
O rascunho é semeado de discórdias. A China e os EUA, os maiores poluidores do planeta, querem que as metas de redução das emissões sejam baseadas em suas políticas domésticas. Mas diversos países, como os integrantes da União Europeia, exigem que todos sigam a mesma regulamentação. Outras sugestões radicais também estão presentes no texto, como a proposta da Bolívia de criar um tribunal para punir as nações que não cumprirem as metas que serão determinadas na COP 21.
— Não acredito que vamos sair de Bonn com um documento de poucas páginas — avalia Mark Kenber, diretor do Climate Group, uma consultoria independente que trabalha com negócios e governos. — Estes negociadores são treinados na arte de não ceder nada enquanto não forem obrigados.
Já a secretária-executiva na convenção da ONU, Christiana Figueres, está otimista. Ela acredita que os países, agora, demonstram uma disposição muito maior do que antes do encontro de Copenhague, seis anos atrás, quando também havia uma grande expectativa para a assinatura de um acordo global.
— A coisa mais importante é que há uma crescente percepção de que (um acordo) não só é possível, mas também é do melhor interesse de todos. Este é o ponto crucial — ressalta.
Até agora, apenas 40 países enviaram suas propostas de redução das emissões para as Nações Unidas. A expectativa é que a China revele seu programa este mês.

Fonte: O Globo

Novidades

Florestas tropicais recuperam biodiversidade em uma geração

20/08/2026

A biodiversidade de florestas tropicais desmatadas pode voltar a níveis próximos dos originais em um...

A indignação com os danos ambientais causados ​​por um homem com seu caminhão em ecossistema único na Argentina

20/08/2026

A recuperação natural da imensa planície Pampa del Leoncito pode levar anos. A área protegida no no...

A onda de protestos que conseguiu barrar a primeira fazenda de polvos do mundo

20/08/2026

A sala era pouco iluminada e silenciosa, exceto pelo som da água, agitada pelos polvos que se moviam...

Águas na costa da Europa estão até 6°C acima do normal, fruto da mudança climática

20/08/2026

Oceanos em todo em todo o planeta registraram temperatura recorde em junho e julho, mostrou o último...