UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mineradora despeja milhares de litros de poluente em rio que desemboca na Baía de Guanabara

04/08/2015

Um vazamento provocado pela mineradora Jacundá Ltda., com sede em Magé, Região Metropolitana do Rio, despejou milhares de litros de um contaminante de cor branca no Rio Roncador, que passa pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e desemboca na Baía de Guanabara. O chefe da APA, Maurício Muniz, estima que o dano ambiental seja de ´grandes proporções´.
- O rio está completamente tomado por uma coloração branca e acinzentada. O dano chega a 15 quilômetros de extensão. O Instituto Chico Mendes (ICMBio) vai autuar a empresa e suspender as atividades da mineradora - afirmou Muniz.
Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão desde sexta-feira no local do acidente. A Jacundá opera com licença do Inea. Ainda não há informações se a empresa será multada.

Fonte: O Globo

Novidades

Florestas tropicais recuperam biodiversidade em uma geração

20/08/2026

A biodiversidade de florestas tropicais desmatadas pode voltar a níveis próximos dos originais em um...

A indignação com os danos ambientais causados ​​por um homem com seu caminhão em ecossistema único na Argentina

20/08/2026

A recuperação natural da imensa planície Pampa del Leoncito pode levar anos. A área protegida no no...

A onda de protestos que conseguiu barrar a primeira fazenda de polvos do mundo

20/08/2026

A sala era pouco iluminada e silenciosa, exceto pelo som da água, agitada pelos polvos que se moviam...

Águas na costa da Europa estão até 6°C acima do normal, fruto da mudança climática

20/08/2026

Oceanos em todo em todo o planeta registraram temperatura recorde em junho e julho, mostrou o último...