UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Bolsista pesquisa sobre melhorias na segurança contra terremotos

15/08/2015

A estudante de Engenharia Civil da Universidade de Santa Maria e bolsista do programa Capes-MITACS Globalink, Marina Maciel, está pesquisando, sob a supervisão do professor Dan Pallermo, maneiras de tornar edifícios mais seguros durante abalos sísmicos no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de York. Juntos, eles estão trabalhando para testar, analisar e aprimorar um novo tipo de técnica de concreto armado para que muros sejam mais resistentes a terremotos intensos.
Durante um terremoto, a maior causa de ferimentos ou morte vem de desabamentos de edifícios e falhas estruturais causadas por forças conjuntas no decorrer do abalo sísmico. Assim, Marina está trabalhando com modelos computadorizados que simulam como prédios suportam as forças de um terremoto ao longo do tempo. Ela está testando se a magnitude ou a frequência das ondas de força do terremoto desempenham um papel maior no risco de desabamentos e utiliza esses modelos para aprimorar o concreto armado durante a construção de edifícios.
As técnicas de produção do concreto armado que o professor Pallermo e sua equipe estão desenvolvendo contribuiriam para que as paredes suportassem mais as forças conjuntas e recuperassem sua forma após o terremoto. O concreto poderia ser usado para renovar fundações existentes, deste modo preservando edifícios e potencialmente salvando vidas. Os modelos computadorizados criados por Marina ajudam a equipe a fazer melhorias nas formulações do concreto para que ele tenha a melhores chances de suportar um abalo sísmico.
Para Marina, seu estágio na Mitacs Globalink despertou uma nova paixão pela pesquisa. "No início da minha graduação, eu queria trabalhar diretamente na indústria. Mas agora estou interessada na pós-graduação, porque quero aprender o máximo possível antes de aplicar os meus conhecimentos ao mundo externo." De fato, seu professor já a convidou para retornar para estudos posteriores.

Leia a matéria completa no site da Capes

Novidades

Florestas tropicais recuperam biodiversidade em uma geração

20/08/2026

A biodiversidade de florestas tropicais desmatadas pode voltar a níveis próximos dos originais em um...

A indignação com os danos ambientais causados ​​por um homem com seu caminhão em ecossistema único na Argentina

20/08/2026

A recuperação natural da imensa planície Pampa del Leoncito pode levar anos. A área protegida no no...

A onda de protestos que conseguiu barrar a primeira fazenda de polvos do mundo

20/08/2026

A sala era pouco iluminada e silenciosa, exceto pelo som da água, agitada pelos polvos que se moviam...

Águas na costa da Europa estão até 6°C acima do normal, fruto da mudança climática

20/08/2026

Oceanos em todo em todo o planeta registraram temperatura recorde em junho e julho, mostrou o último...