UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Desmatamento na Amazônia Legal equivale a 32 campos de futebol

19/11/2015

Uma área de 230 quilômetros quadrados foi desmatada no mês de outubro deste ano nos estados que compreendem a Amazônia Legal, conforme dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e registrados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). A área equivale a pouco mais de 32 campos de futebol com 105 x 68 metros, mesma dimensão do campo da Arena Pantanal, em Cuiabá.
Mato Grosso foi o estado onde mais ocorreram desmatamentos na Amazônia Legal. O estado foi responsável por desmatar 29% de uma área total desmatada de 230 km² registrados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) nesse mês. A porcentagem equivale a 66,7 km².
O desmatamento remove totalmente a floresta para que a terra seja transformada em pastagens, áreas de cultivos agrícolas, mineração, ou mesmo, para fins de urbanização.
A Amazônia Legal está em sete estados do país. O segundo estado que mais desmatou foi Rondônia (26%), seguido por Pará (24%) e Amazonas (16%). A menor ocorrência foi registrada em Roraima (2%), Tocantins (2%) e Acre (1%).
Apesar de Mato Grosso continuar na liderança, Tocantins foi o estado onde ocorreu maior aumento de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A variação foi de 2.500%. De apenas 1 km quadrado de desmatamento, subiu para 25. Já o Acre teve redução na área desmatada, de 65 metros quadrados para 11.
No entanto, a área total desmatada em outubro deste ano é 5% menor com relação à área de outubro de 2014, quando o desmatamento somou 244 km².
De agosto a outubro de 2015, os três primeiros meses do calendário oficial de medição do desmatamento do Imazon, o desmatamento atingiu 875 km². A área é 19% menor em relação ao mesmo período em 2014, quando foram desmatados 1.082 km².

Saiba mais no G1

Novidades

Nível historicamente baixo do Danúbio revela destroços de navios da 2ª Guerra Mundial

18/08/2026

O trecho do rio Danúbio que atravessa a Sérvia atingiu seu nível mais baixo já registrado nesta sext...

Borboletas mudam de habitat em 105 países por causa da mudança climática

18/08/2026

Mais de 1.700 espécies de borboletas em 105 países já não vivem onde costumavam viver, segundo um es...

ANTES E DEPOIS: imagens de satélite mostram efeitos da seca extrema na Europa

18/08/2026

Imagens de satélite mostram como a seca intensa que atinge a Europa em 2026 transformou rios, lagos ...

Como a Austrália, conhecida por sua fauna exuberante, tornou-se o epicentro das extinções no planeta

18/08/2026

"Olhos bem abertos." Esta é a ordem que vem do banco da frente do carro. Obedecemos e examinamos tr...

´Ao me ver, chore´: A história por trás das ´pedras da fome´ da Europa

18/08/2026

À medida que os rios da Europa recuam durante os períodos de seca, ressurgem vestígios do passado há...