UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
El Niño ampliará tempestades durante o verão no Sudeste e Centro-Oeste

24/11/2015

Os efeitos do fenômeno El Niño são bastante conhecidos nas regiões Sul, Norte e Nordeste do país, enquanto no Sudeste e no Centro-Oeste os efeitos são difíceis de serem previstos.
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgou nesta terça-feira (17) pesquisa que mostra o impacto do El Niño sobre a ocorrência de tempestades no Sudeste durante o verão 2015/2016.
Segundo os resultados da nova pesquisa, para o verão o El Niño será muito forte –deve ser o terceiro mais forte desde 1950, depois de 1983 e 1998. A previsão é de um aumento na ocorrência de tempestades, em relação ao último verão, na região Sul (20%), no Sudeste (20%) e no Centro-Oeste (10%).
Nas regiões Norte e Nordeste é prevista uma diminuição das tempestades de 10% e 15%, respectivamente, em relação ao último verão. A pesquisa foi baseada em dados de tempestades no verão dessas regiões desde 1950.
"Ao cruzarmos esses percentuais de previsão com a densidade populacional, somos levados a pensar que o número de mortes por raios no próximo verão pode aumentar se não alertarmos adequadamente a população sobre os efeitos do El Niño", disse o coordenador do Elat, Osmar Pinto Junior.
Os dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) do último trimestre (agosto, setembro e outubro), já sob o efeito do El Niño, confirmam essas tendências. De acordo com o coordenador do Elat, o aumento preocupa e parece indicar que não só a ocorrência de tempestades, como a intensidade delas, aumenta em decorrência do fenômeno climático.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Nível historicamente baixo do Danúbio revela destroços de navios da 2ª Guerra Mundial

18/08/2026

O trecho do rio Danúbio que atravessa a Sérvia atingiu seu nível mais baixo já registrado nesta sext...

Borboletas mudam de habitat em 105 países por causa da mudança climática

18/08/2026

Mais de 1.700 espécies de borboletas em 105 países já não vivem onde costumavam viver, segundo um es...

ANTES E DEPOIS: imagens de satélite mostram efeitos da seca extrema na Europa

18/08/2026

Imagens de satélite mostram como a seca intensa que atinge a Europa em 2026 transformou rios, lagos ...

Como a Austrália, conhecida por sua fauna exuberante, tornou-se o epicentro das extinções no planeta

18/08/2026

"Olhos bem abertos." Esta é a ordem que vem do banco da frente do carro. Obedecemos e examinamos tr...

´Ao me ver, chore´: A história por trás das ´pedras da fome´ da Europa

18/08/2026

À medida que os rios da Europa recuam durante os períodos de seca, ressurgem vestígios do passado há...