UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Barra vai para o topo da lista de infectados por dengue no Rio

25/02/2016

O Aedes aegypti voltou. Depois de dois janeiros de pouca chuva e, consequentemente, um número pequeno de casos de dengue, o mosquito que transmite também a chicungunha e a zika está proliferando novamente. Em janeiro deste ano, foram 293 casos registrados de dengue na região da chamada Área Programática 4 (AP 4), que abrange Barra, Recreio, Jacarepaguá e Vargens, o maior índice de toda a cidade. Em segundo lugar vem a AP 3.3, que abrange Irajá, Pavuna, Anchieta e Madureira, com 187 casos.
A região da Barra, historicamente, registra muitos casos de dengue. De acordo com dados da Secretaria municipal de Saúde, foram 63 mortes pela doença de 2000 a 2016. A região, que tem 910 mil habitantes, a segunda maior população da cidade, dividiu o primeiro lugar no número de óbitos com a AP 3.3, que tem 943 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2010.
No condomínio Condado de York, em Vargem Grande, a luta contra o Aedes já é parte do dia a dia. O advogado Rogério Goulart caiu doente há cerca de um ano. Ficou uma semana em casa, com o diagnóstico de dengue. Ele não sabia então que a doença voltaria a ganhar força no final do ano passado e que sua mulher, Regina, seria acometida tanto por dengue como por zika.
— Além da minha mulher, temos um vizinho com zika e outro com dengue. O problema é que aqui tem muito espaço para o Aedes proliferar — conta Goulart.
Ele aponta como principais responsáveis por isso os cerca de 60 terrenos vazios no condomínio, onde a grama costuma ficar alta e são jogados entulho e materiais de construção. Regina, por sua vez, considera que o problema é exacerbado pela precariedade do sistema de saneamento nas Vargens.

A matéria completa pode ser lida em O Globo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...