UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Nível de reservatórios sobe e chega a 32,47% do volume útil

03/03/2016

As chuvas dos últimos dias têm acumulado água no sistema do Rio Paraíba do Sul, que abastece a cidade do Rio. De acordo com o último boletim da Agência Nacional de Águas (ANA), refente à medição feita no domingo, o nível do chamado sistema equivalente, formado pelos reservatórios Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, está em 32,47% do volume útil.
O volume de água na represa do Paraibuna, a maior da bacia, é de 22,96%. O do Santa Branca está com 18,07%. No reservatório de Jaguari, o registro é de 42,71%. Já no Funil, o nível é de 67,81%.
Há cerca de um ano, o Paraíba do Sul sofria com a estiagem, quando o reservatório de Paraibuna - o maior dos quatro que compõem o sistema - atingiu o volume morto em 21 de janeiro.
A situação atual é bem menos dramática em relação ao ano passado. No entanto, segundo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), o estado ainda é de alerta, já que o ideal é que os reservatórios todos tenham em torno de 80% do volume útil.
Em vários bairros do município do Rio, nesta segunda-feira, a precipitação registrada chegou a metade do que havia sido observado durante todo o mês de fevereiro, segundo medições dos pluviômetros do sistema Alerta Rio.

Fonte: G1

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...