
10/03/2016
Durante os passeios com seu cachorro, Zeus, o designer Renan Slosaski costumava lamentar o estado de abandono dos arredores da Avenida Genaro de Carvalho, onde mora. Rapidamente, porém, sua desolação se transformou em motivação para um novo trabalho. O resultado foi a elaboração do projeto de revitalização das alamedas Sandra P. Alvin e Almirante Orlando Raso.
A ideia ganhou força após o encontro com a analista de sistemas e pós-graduada em meio ambiente Patrícia Leite, também vizinha das alamedas. Os dois uniram forças para botar em prática ideias de recuperação do espaço, com criação de ciclovia, área de lazer, plantação de árvores e reforço da iluminação pública.
— O Renan começou a divulgar panfletos nas escolas, e foi assim que nos conhecemos. Era o que queríamos fazer há tempos, mas faltava a parceria — explica Patrícia. — Moro aqui há 11 anos e vejo que o cenário está piorando.
Sofremos muito com o abandono. As alamedas viraram espaço de consumo de drogas; eu nem deixo minhas filhas passearem aqui sozinhas.
O projeto contempla acessibilidade, segurança e lazer. Slosaski representou suas ideias numa maquete 3D.
— Quis botar tudo o que eu pensei que seria legal. Sinalização para cegos, espaço para crianças, ciclovia, asfalto ecológico, quadras poliesportivas, placas solares, posto para a Guarda Municipal, dois quiosques com banheiros subterrâneos, sistema de captação de água, câmeras de segurança, coleta seletiva, horta comunitária, espaço fitness, área de estacionamento. É uma área muito grande, de sete quadras juntando as duas alamedas, e cerca de 568 metros de comprimento — diz o designer.
Saiba mais em O Globo
Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador
13/08/2026
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS
13/08/2026
Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES
13/08/2026
Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos
13/08/2026
Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado
13/08/2026
Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas
13/08/2026
