UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Nascer em diferentes estações do ano muda DNA e risco de alergias, diz estudo

24/03/2016

Uma pesquisa da Universidade de Southampton (Reino Unido) descobriu marcadores no DNA que ligam a estação do ano na época do nascimento com o risco de alergias no resto da vida.
Publicado nesta segunda-feira, o estudo se baseia em análise epigenética de pessoas nascidas na Ilha de Wight, também no Reino Unido. Os pesquisadores descobriram que certas marcas genéticas são associadas com a diferente estação do ano no qual a pessoa nasceu e ainda estavam presentes 18 anos depois.
A equipe também conseguiu conectar os marcadores com doenças alérgicas, por exemplo, pessoas nascidas no outono tinham maior risco de eczema comparado com aqueles que nasceram na primavera. Os resultados com confirmados numa comparação com crianças holandesas.
"Já sabemos que a estação do nascimento tem um efeito nas pessoas por toda a vida. Por exemplo, pessoas que nascem no inverno ou no outono tem mais risco de doenças como a asma. Porém, até agora não sabíamos que podia durar tanto e como", diz John Holloway, professor da universidade e um dos autores do estudo.
"Marcas epigenéticas são presas no DNA e podem influencias expressão de genes por anos, talvez até na próxima geração. Nosso estudo conectou marcas específicas com a estação do nascimento e o risco de alergias. Entretanto, embora os resultados tenham implicações clinicas em como moderar o risco de alergias, não estamos recomendando que as pessoas mudem seu planejamento de quando engravidar", declara Holloway.
O estudo admite que mais pesquisa é necessária o que exatamente nas estações do ano leva a mudar o risco de doenças ao longo da vida, e se mudanças específicas como a temperatura, quantidade de sol e dieta tem uma parte nisso.

Fonte: O Globo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...