UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Paraíba tem 27 açudes secos e outros 30 com menos de 5% da capacidade

24/03/2016

A Paraíba passa por esta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, sem muitos motivos para comemorar. Dos 124 açudes e reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), 27 estão completamente secos e outros 30 em estado crítico, com menos de 5% da capacidade. Segundo a Aesa, se os níveis atuais e capacidades de todos os açudes do Estado fossem somados, a Paraíba teria em média apenas 14% do volume de armazenamento de água para consumir.
Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa), por conta da situação dos reservatórios, dos 223 municípios paraibanos, 97 estão em racionamento e, entre estes, 27 em colapso total, sendo abastecidos por carros-pipa e poços artesianos.
O gerente regional da Cagepa Borborema, Ronaldo Menezes, disse que os tipos de racionamento que estão ocorrendo nas cidades do Estado são avaliados de maneira isolada.
“Cada caso é visto de maneira isolada, pois depende da população que vai consumir, o volume do manancial, a qualidade da água e a evaporação. Alguns destes fatores podemos controlar, mas os processos naturais como chuvas e evaporação não”, explicou Ronaldo.
A situação é mais delicada nas cidades das regiões do Agreste, Cariri e Sertão paraibano. Segundo o gerente da Aesa, Alexandre Magno, o problema ocorre pela falta de chuvas e o aumento no consumo da população. “Tivemos três anos de estiagem, sem recargas significativas nos reservatórios. Esse problema de escassez ocorre não só pela estiagem, mas pela demanda das cidades. O estado não vivia uma situação parecida, desde os anos 1998 e 1999, quando houve a maior seca dos últimos 100 anos”, disse ele.
O gerente também explicou que o atraso com a conclusão das obras de tranposição do rio São Francisco tem contribuído para a atual situação. Os sistemas de mananciais e reservatórios foram interligados a espera da transposição, que está em atrasado.

A matéria completa pode ser lida no G1

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...