UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Comerciantes incluem cuidado com meio ambiente em seus negócios

29/03/2016

Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três erres do consumo consciente indicam um caminho a seguir para o comércio se nós pensarmos no futuro. E apesar de o Rio de Janeiro estar menos desenvolvido nesse aspecto do que é desejado, é inegável que há exemplos a serem seguidos. Cada vez mais, empreendedores criam negócios que combinam qualidade, praticidade e sustentabilidade. E os consumidores parecem gostar da estratégia.
Um exemplo é André Monteiro, que trouxe de volta uma peça clássica da década de 1980, mas feita de forma sustentável. Ele usou bambu para fazer “pranchas” de handsurfe (também conhecido como jacaré, em que se pega onda sem a tradicional prancha), utilizadas nas mãos. Antes, o artefato era feito de plástico ou acrílico.
A prancha se chama Vitu (de “view from the tube”, ou “visão do tubo”, o que um surfista vê de dentro da onda) e, além de inovar no material, tem design especial. Há quatro modelos inspirados no Rio de Janeiro: Vitu Rio, Vitu Classics, Vitu Ipa e Vitu Copa. Os que levam o nome de bairros contam com estampas que replicam o desenho das suas respectivas orlas. Além de utilizar material sustentável, a ideia é inovar no design.
O projeto deu origem a outro exemplo de criação de materiais sustentáveis. Três jovens que trabalhavam na empresa de Monteiro resolveram reaproveitar o material que sobrava dos cortes da prancha para criar um skate, batizado de Costella.

A matéria na íntegra pode ser lida em OGlobo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...