UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Vazamento de óleo atinge o mar no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

07/04/2016

A Polícia Civil confirmou o vazamento de óleo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul após sobrevoo realizado na manhã desta quinta-feira (7). A mancha de aproximadamente 10 quilômetros de diâmetro está localizada entre as cidades de Imbé e Tramandaí (assista ao vídeo acima), conforme estimativa visual feita após observação da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (Dema).
A liberação do produto teria ocorrido na noite de quarta-feira (6) após o rompimento de um mangote – espécie de duto submarino – que conecta a monoboia ao navio que fazia o transporte do óleo. O equipamento teria rompido devido ao temporal que atingia a região, conforme afirma a delegada Marina Goltz.
“Visualmente ainda está vazando, mas técnicos da Petrobras estão fazendo a contenção, trabalhando no local”, relatou ao G1, dizendo ainda que entraria em contato com a empresa para descobrir a situação atual do vazamento.
Marina afirma que a estimativa de uma extensão de 10 quilômetros foi feita com base em uma observação visual. “Peritos do IGP estão se deslocando para fazer essa averiguação”. Ela afirma que será aberto um inquérito policial para apurar a possível prática de crime ambiental, bem como a responsabilização.
O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, diz que este é o maior acidente ambiental registrado no local. Ele afirmou ainda em entrevista à rádio Gaúcha, que o vazamento teria iniciado após o rompimento do mangote de um navio por conta da ventania.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) informou que dois técnicos foram enviados ao local para determinar o tamanho do vazamento e a necessidade, ou não, do uso de um dispersante químico, que faz com que o óleo desça para o fundo do mar, não atingindo a praia.
No entanto, a equipe ainda esta fazendo as averiguações. Por conta disso, um sobrevoo será realizado agora pela manhã.
O G1 entrou em contato com a Transpetro, que teria avisado a Brigada Militar sobre o vazamento, mas a assessoria de imprensa ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

A matéria completa pode ser lida no G1

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...