UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Galeria de cintura da Marina não impede esgoto na Baía

26/04/2016

Depois de sucessivos atrasos, a Cedae inaugurou ontem de manhã a galeria de cintura da Marina da Glória, que tem o objetivo de impedir o lançamento de esgoto in natura na região que abrigará as provas de vela durante as Olimpíadas deste ano. Meia hora depois da solenidade, que aconteceu às 10h, no entanto, uma equipe do GLOBO flagrou esgoto saindo de uma manilha, instalada entre as pedras, no trecho ntre o Aeroporto Santos Dumont e a Marina da Glória. A galeria de cintura, prometida desde 2011, custou R$ 14 milhões.
Com a conclusão da obra, a Cedae promete que o esgoto lançado clandestinamente nas águas da Baía de Guanabara, por meio das galerias de águas pluviais, será captado e bombeado para o emissário submarino de Ipanema.
Segundo o pescador de marisco Daltro Teixeira, que há 10 anos trabalha na região, a qualidade da água nos arredores da marina vem melhorando, mas os despejos de esgoto ainda são um problema.
— A qualidade dá água vem melhorando bastante, é perceptível, mas ainda tem alguns pontos de despejo de esgoto. Quando esses pontos ficam desaguando por muito tempo, a água fica muito suja. Alguns pescadores precisam pular na água para chegar ao barco, mas, quando está com muito esgoto, não temos coragem — declarou.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...