UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Temperatura média subiu 5 graus no outono deste ano

26/04/2016

O outono chegou no dia 20 de março com a promessa de um tempo ameno, mas não correspondeu às expectativas. Até agora, a temperatura máxima média de abril foi de 35,9 graus, na cidade do Rio. Nos últimos cinco anos, essa média foi de 30,9 graus, segundo o Climatempo. Os meteorologistas registraram apenas um dia de chuva e os termômetros subiram a 40 graus, como se fosse pleno verão. A partir desta terça-feira, porém, uma frente fria dará um breve refresco para a população.
— A frente fria será forte. Nesta terça, a máxima chegará a 40 graus, mas na quinta ela passa para 24 graus. É uma queda grande, de mais de dez graus. No próximo domingo, o tempo volta a se estabilizar — explica a meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo.
De acordo com a meteorologista Marília Guedes do Nascimento, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o outono é uma estação de transição e é comum que ele tenha características do verão no início. O clima seco é explicado por um anticiclone:
— Ele faz com que não tenha desenvolvimento de nuvens e, consequentemente, que não haja chuva. Isso deixa o clima quente e seco — diz Marília.

Fonte: O Globo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...