
05/05/2016
O nível dos reservatórios das hidrelétricas do Brasil ainda é baixo se considerado o histórico dos últimos 15 anos, mesmo após um período de chuvas mais favorável neste ano e uma recessão que reduziu o consumo de energia, afirmou a comercializadora de eletricidade Comerc em relatório nesta quarta-feira (4).
"É possível notar que, nos casos do Nordeste, Norte e Sudeste/Centro-Oeste, os níveis ainda são baixos quando comparados à séria histórica dos últimos 15 anos", afirmou a empresa, que ainda destacou o fim da temporada de chuvas, que vai de dezembro a abril.
"Deve haver baixa no nível dos reservatórios de todo país até o fim de maio, principalmente em função do período seco, que, tradicionalmente, reduz o volume de chuvas".
No Sudeste/Centro-Oeste, o nível das hidrelétricas fechou abril em 58%, o que está acima apenas dos níveis registrados em abril de 2014 e 2015, de 39 e 34%, respectivamente, se considerado o histórico desde 2002.
A região Nordeste, com 33%, estava apenas ligeiramente acima dos 28% registrados em abril de 2015, pior nível para esse mês no período analisado.
Já o Norte apresenta 65% de armazenamento, pior nível desde 2002, quando fechou abril com 74%.
A situação só é mais positiva no Sul, que ajudado pelo fenômeno climático El Niño registra 89% de armazenamento, no mesmo nível de 2010 e 2011, melhores marcas da série.
Fonte: G1
Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador
13/08/2026
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS
13/08/2026
Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES
13/08/2026
Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos
13/08/2026
Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado
13/08/2026
Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas
13/08/2026
