UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Junk food pode causar tantos danos aos rins quanto diabetes

12/05/2016

Um novo estudo divulgado nesta quarta-feira mostra que comer refeições de junk food, com muita gordura, açúcar e poucos nutrientes pode fazer tão mal ao corpo quanto diabetes tipo 2, com problemas em vários órgãos.
Diabetes tipo 2, frequentemente associada a obesidade, ocorre quando o corpo não produz insulina o bastante, ou o corpo não reage a ela, o que causa um acúmulo de açúcar no sangue. Esse acúmulo pode ter consequências sérias a longo prazo em vários órgãos, inclusive nos rins.
O trabalho da Universidade de Anglia, no Reino Unido, foi publicado na revista especializada Experimental Physiology, e usou ratos para testar os efeitos da comida de baixa qualidade no corpo.
Os ratos foram alimentados com queijo, chocolate, biscoitos e marshmallows por 8 semanas. As mudanças nos corpos causadas pela "dieta de engorda" foram semelhantes às vistas em ratos com diabetes 1 ou 2, com aumento do nível de açúcar no sangue e transportadores de glicose nos rins. Esses transportadores tem um papel central na diabetes, e problemas neles podem levar a danos significativos aos órgãos.
"A dieta ocidental contém mais (e cada vez mais) comida processada e gordura, e há uma conexão bem estabelecida entre consumo excessivo dessa dieta e os aumentos de obesidade e diabetes. Nosso estudo mostra que essa dieta causa mudanças similares à diabetes", diz a doutora Havovi Chichger, uma das líderes do estudo.
"Um dos novos tratamentos para diabéticos é bloquear os transportadores nos rins para reduzir níveis de glicose. Entender como a dieta segue afetando esse transporte pode ajudar a proteger os rins", diz ela.

Fonte: O Globo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...