
08/09/2016
Em importante evento para a América Latina, o XXXV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDIS e o 59° Congresso Internacional de ACODAL ocorreram na cidade de Cartagena, Colômbia no período de 23 a 25 de agosto e além de terem sido parte do processo de construção do Fórum Mundial da Água, neste grande evento foi iniciado o processo de construção do Parlamento Latino Americano e Caribenho da Juventude pela Água.
Jovens de vários lugares da América Latina se reconheceram uns nos outros, e juntos estabeleceram o parlamento do nosso continente para cuidado com as nossas ÁGUAS, e construção de uma agenda de atividades e ações que culminará em março de 2018 no Fórum Mundial da Água no Brasil.
O Brasil foi representado pela jovem Thaianna Cardoso, a representante de Santa Catarina do Parlamento Nacional da Juventude pela Água e esse importante encontro aconteceu graças ao apoio do Programa Hidrológico Internacional (PHI), programa “intergubernamental de cooperación científica de la UNESCO”.
Esses jovens tiveram a oportunidade de escutar conselhos da Sra. Rigoberta Menchú, Premio Nobel da Paz 1992 conversar e receber apoio do Vice Ministro de Águas da Colômbia Harold Guerrero e de dialogar com dois dos organizadores do 8º Fórum Mundial da Água no Brasil, os Governadores do Conselho Mundial da Água, Newton de Azevedo e Lupércio Ziroldo Antonio, com o objetivo de multiplicar os espaços para as juventudes dentro dos processos de construção do Fórum.
Durante o evento, os representantes da juventude pelas águas construíram a Carta de Cartagena datada de 22 de Agosto de 2016 onde eles enfatizam a necessidade de a água ser vista além de âmbito de um recurso hídrico e sim no foco deste importante líquido ser olhado como fonte de vida para todos os seres do planeta e paz. Esta Carta redigida pelo Parlamento Latino Americano e Caribenho da Juventude pela Água é um dos alicerces para a Carta de ACODAL, um documento que saíra do evento e que será também base para a construção do 8º Fórum Mundial da Água.
O Parlamento Latino Americano e Caribenho da Juventude pela Água e toda sua abrangência inicia agora uma forte articulação para o engajamento de jovens de todos os países da América Latina e Caribe visando o 8º Fórum Mundial da Água e o fortalecimento deste importante segmento dentro da defesa pela preservação e conservação da água no planeta e deverão se articular constantemente na região sul e central das Américas de tal forma a ampliar este movimento pelas águas.
Fonte: Rebob
Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador
13/08/2026
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS
13/08/2026
Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES
13/08/2026
Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos
13/08/2026
Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado
13/08/2026
Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas
13/08/2026
