
29/09/2016
Não foi uma ou duas vezes que Mestre Tuti ouviu: “Isso aí que você faz é coisa de maluco”. Com 68 anos, o cearense aposentado que vive à beira do Rio São João, em Casimiro de Abreu, deixou um barquinho ancorado em um ponto do curso d’água, com uma sinalização ativada por energia solar, e que funciona como uma lixeira para os navegantes. Dali, segundo ele, saem mensalmente 1.400 quilos de lixo, entre plástico, madeira, e outros materiais. Até mesmo um fogão e uma geladeira foram deixados no local. Tuti também passeia diariamente pelo rio recolhendo o que vê pela frente. Começou há cerca de dez anos, numa época em que a ecologia era pouco debatida por ali.
— Quando comecei a limpar o rio, ninguém me enxergava. Me chamavam de maluco. Eu respondia: uma andorinha só não faz verão, mas faz a diferença — conta o mestre, que dá palestras em escolas e empresas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Com o lixo encontrado, ele faz arte. Cria vasos de plantas, bancos e objetos de decoração. Construiu também um santuário para Nossa Senhora Aparecida às margens do São João. Como se já não bastasse, ele plantou mais de 300 mudas para recuperar o mangue.
— O rio não é meu nem seu, é de todos. O seu futuro depende de nós — afirma.
A preocupação com as áreas verdes também é a inspiração para duas iniciativas de preservação em Búzios. Uma delas veio do professor de educação física Wanderson Vieira, que vive em Búzios.
A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo
Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador
13/08/2026
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS
13/08/2026
Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES
13/08/2026
Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos
13/08/2026
Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado
13/08/2026
Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas
13/08/2026
