
25/10/2016
Apenas duas doses de bebidas açucaradas ou adocicadas artificialmente por dia podem aumentar em mais de duas vezes o risco de uma pessoa desenvolver diabetes ao longo da vida. A conclusão é de um dos centros de pesquisa mais respeitados da Europa.
Depois de analisar dados de 2800 adultos, o Instituto Karolinska afirma que os indivíduos que consumiram duas doses de 200ml de bebidas como refrigerantes e sucos artificiais apresentaram 2,4 vezes mais chance de sofrer com a temida diabete do tipo 2.
Como muitas desses bebidas são vendidas em latas de 330ml, um pouco mais de uma lata por dia pode ser o suficiente para uma pessoa ver dobrarem as suas probabilidades de apresentar a doença em algum momento na vida.
Ainda segundo o instituto, indivíduos que bebem cerca de 1 litro de refrigerante por dia podem ver o risco de diabete aumentar em dez vezes. A pesquisa, publicada no periódico científico "European Journal of Endocrinology", deixa claro que o risco é sempre o mesmo para quem consome bebidas açucaradas e quem toma bebidas adocicadas artificialmente.
O estudo utilizou relatos dos participantes, confiando em suas memórias sobre hábitos alimentares no passado.
De acordo com os cientistas, esses produtos açucarados podem ter induzido a resistência à insulina nos participantes, acionando os casos de diabetes.
Já os adoçantes artificiais nas bebidas dietéticas podem estimular e distorcer o apetite, aumentando a ingestão de alimentos e a vontade de comer doces. Além disso, estudos anteriores mostram que adoçantes podem afetar a flora intestinal, com chances de causar intolerância a glicose.
Fonte: O Globo
Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador
13/08/2026
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS
13/08/2026
Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES
13/08/2026
Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos
13/08/2026
Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado
13/08/2026
Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas
13/08/2026
