
08/12/2016
A biodiversidade do espaço geográfico brasileiros e as transformações provocadas pela ação humana são tema do livro "Conhecendo a Biodiversidade" que tem por objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre os ecossistemas brasileiros.
O livro é uma publicação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).
A organização é dos pesquisadores Ariane Luna Peixoto, José Roberto Pujol Luz e da Analista em Ciência e Tecnologia do CNPq, Marcia Aparecida de Brito, considerando resultados de pesquisa obtidos pelo PPBio e pela Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma).
São 11 capítulos baseados em experiências passadas e atuais sobre os seis biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - que buscam estimular o diálogo com a sociedade sobre a biodiversidade brasileira, sua utilização e preservação.
A leitura é acompanhada por centenas de fotografias da fauna e flora dos biomas e poemas e frases de autores renomados da literatura brasileira, tais como Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e Manoel de Barros.
Fonte: CNPq
Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador
13/08/2026
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS
13/08/2026
Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES
13/08/2026
Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos
13/08/2026
Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado
13/08/2026
Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas
13/08/2026
