UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
França ordena abate de patos em massa para conter gripe aviária

10/01/2017

A França ordenou, nesta quarta-feira, um abate em massa de patos nas três regiões mais afetadas por um grave episódio de gripe aviária que já dura um mês, informou o Ministério da Agricultura do país. A medida, considerada extrema por alguns, pretende evitar que a cepa H5N8 se espalhe ainda mais.
Todos os patos e gansos que vivem ao ar livre deverão ser abatidos entre os dias 5 e 20 de janeiro em uma área no sudoeste da França que compreende partes dos departamentos administrativos de Gers, Landes e Hautes-Pyrenées, disse o comunicado.
No entanto, algumas criações não serão afetadas, incluindo aquelas que confinam as aves e aquelas que realizam ciclos de produção completos, criando os animais desde filhotes até vendê-los como produtos alimentícios ao consumidor.
O sudoeste da França, que abriga a maior parte dos produtores de foie gras feito de fígado de pato e de ganso, já havia sido o centro de um grave episódio de gripe aviária no ano passado, embora surtos envolvessem outras cepas.
Vários países europeus e Israel encontraram casos da cepa H5N8 nos últimos dois meses, e alguns ordenaram que bandos de aves fossem mantidos dentro de casa para evitar que a doença se espalhasse.

Fonte: O Globo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...