UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Orcas são avistadas na Barra da Lagoa, em Florianópolis

24/01/2017

O grupo de amigos do comerciante Adrien Caradec, que trabalha com kitesurf em Florianópolis, voltava de mais um dia de manobras nas águas da praia de Moçambique, quando, a cerca de 300 metros da faixa de areia da praia da Barra da Lagoa, avistou três orcas, que nadavam perto da embarcação onde estavam.
As imagens foram registradas pelos velejadores por volta das 13h deste sábado. Segundo Adrien, outras orcas nadavam um pouco mais afastadas. Ele acredita que havia aproximadamente oito animais.
— No começo até desconfiamos que pudesse ser outra espécie. Mas quando elas foram para superfície, vimos as manchas brancas e tivemos certeza. É uma coisa maravilhosa avistá-las — revelou o velejador.
Segundo ele, as três que estavam mais próximas pareciam mais jovens. O mar, segundo ele, estava bastante cristalino neste sábado, com o chamado "mar azul", o que ajudou a vê-las ainda mais facilmente.
Segundo Adrien, que é acostumado a velejar nas águas da Ilha, é comum a presença das orcas na região, mesmo no verão. Mas neste ano foi a primeira vez que ele avistou o animal por estas bandas.
— A presença delas por aqui é comum, mas é uma raridade conseguir registrá-las. Antes de elas aparecerem, vimos um cardume enorme de arraias. Acho que as baleias estavam atrás de comida — complementou o velejador.
De acordo com a presidente da Associação R3 Animal — ONG que atua em prol de animais silvestres — a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, no ano passado, orcas foram avistadas neste mesmo período na praia do Santinho, também em Floripa.
— Elas são avistadas também na região da ilha do Arvoredo todos os anos. É comum estarem aqui em busca de alimentação — explicou a especialista.

Saiba mais em DC

Novidades

China aposta em inteligência artificial para prever o tempo à medida que eventos climáticos extremos se intensificam

13/08/2026

Enquanto meteorologistas acompanhavam, nos últimos dias, a trajetória do tufão Dolphin em direção à ...

No Japão, defensores dos corais correm contra o tempo para salvá-los do calor

13/08/2026

Cientistas e conservacionistas tentam revitalizar e fortalecer os recifes de coral da ilha japonesa ...

Golfinhos são flagrados usando conchas como armadilha para caçar peixes

13/08/2026

Pesquisadores registraram pela primeira vez na costa leste da Austrália golfinhos usando conchas gra...

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...