
31/01/2017
As autoridades proibiram o público nesta segunda-feira (23) de se aproximar das dezenas de tubarões que nadam nas quentes águas do Mediterrâneo perto de uma central elétrica na costa norte de Israel.
A central elétrica de Hadera utiliza água do mar para esfriar suas turbinas. A água que é expulsa em seguida sai aquecida, o que atrai tubarões-cinza e tubarão-areia. Alguns podem medir até dez metros de comprimento.
Essa numerosa presença de tubarões chamou a atenção de muitos mergulhadores, que gostariam de nadar no meio desses animais e tirar fotos.
Hoje, por questões de segurança e contra depredadores, o órgão israelense responsável pelos parques naturais e a Associação Israelense de Mergulhadores proibiram que se aproxime dos tubarões. Segundo ambas as instituições, são espécies protegidas que não podem ser nem pescadas, nem alimentadas, nem perseguidas.
O número de tubarões que se encontram nas águas quentes da costa mediterrânea de Israel aumentou de forma regular nesses últimos anos, embora a população esteja diminuindo nessa região, disse a ecologista marinha Ruth Yahel, que trabalha no órgão que cuida dos parques naturais.
"Não sabemos explicar porque esses tubarões vêm para essas águas quentes", disse Yahel. "Sabemos apenas que eles gostam, entram na corrente e giram como em uma dança. Talvez façam isso porque se divertem."
Nenhum ataque de tubarão contra seres humanos foi registrado em Israel há décadas.
Fonte: Folha de S. Paulo
Golfinhos são flagrados usando conchas como armadilha para caçar peixes
13/08/2026
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
