
31/01/2017
No último ano à frente da vice-prefeitura, o agora secretário executivo de Niterói, Axel Grael, deixou de cumprir uma das cinco metas estabelecidas pelo relatório gerencial 2016, elaborado pela própria prefeitura. Das cinco metas previstas para o gabinete do vice-prefeito, quatro tiveram realização igual ou acima de 70%. A quinta, porém, que previa ampliar de 4% para 6,5% a coleta seletiva de resíduos no município, ficou em 0%.
De acordo com o relatório, foram atingidos 87% dos marcos para o cumprimento desta quinta meta, que faz parte do programa Recicla Niterói. A Clin, porém, teria tido problemas para a coleta de reclicláveis, e um contrato para construção de um Centro de Tratamento de Resíduos, que dependia de recursos do BNDES, não foi assinado.
— O cumprimento desta meta dependia de um financiamento do BNDES, e esta negociação continua. Não dependia só de nós. A própria conjuntura política e a mudança no comando do BNDES influenciaram — afirma Axel. — É importante entender que estas metas foram estabelecidas em 2015. Muitas questões conjunturais mudam em um ano.
A Clin anunciou semana passada a expansão do sistema de recolhimento de material reciclável, ampliando o total de 4,5%, hoje, para 10% em quatro anos.
Na gestão de Axel Grael, a meta mais próxima de ser realizada ficou em 90%. Era proposto alcançar a balneabilidade na Enseada de Jurujuba em pelo menos 50% das semanas do ano, mas atingiu-se 44,3% das semanas, segundo o relatório. O documento sugere que deve ser iniciado ainda um projeto para fiscalizar as caixas de gordura dos restaurantes do entorno, que acabam tendo seu conteúdo jogado na rede pluvial. “Uma outra ação ainda em curso é o estabelecimento de um código de conduta ambiental para o Píer de Jurujuba, o qual está sendo discutido com a colônia de pescadores”, diz o documento.
Leia a matéria completa em O Globo
Golfinhos são flagrados usando conchas como armadilha para caçar peixes
13/08/2026
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
