UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Aliados de Trump querem extinguir agência ambiental dos EUA

02/02/2017

O Congresso americano pode discutir ainda este ano um projeto de lei que propõe a “extinção completa” da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês), o principal órgão do país envolvido na luta contra as mudanças climáticas.
O projeto é assinado pelo republicano Matt Gaetz, da Câmara dos Representantes, que está enviando e-mails para outros congressistas pedindo apoio ao seu texto. Uma das mensagens foi obtida pelo site “The Huffington Post”. A proposta é fechar a agência até o dia 31 de dezembro de 2018.
Segundo Gaetz, “o povo americano está se afogando em regras e regulamentos” impostos por “burocratas não eleitos”. E a EPA, acrescentou, é “uma agressora extraordinária”: “Nossas pequenas empresas não podem pagar os custos associados ao cumprimento (das normas da agência), que muitas vezes levam ao desemprego. É hora de retomar nosso poder legislativo da EPA e extingui-la permanentemente”.
O presidente Donald Trump nomeou Scott Pruitt, notório cético das mudanças climáticas, para a direção da EPA. A agência estaria enfrentando cortes orçamentários significativos sob a nova administração. Sua equipe está proibida de usar contas oficiais de mídias sociais ou falar com jornalistas sem permissão.
A EPA foi criada em 1970 pelo presidente republicano Richard Nixon, com a missão de assegurar que os EUA “desempenhem um papel de liderança no trabalho com outras nações para proteger o meio ambiente global”, entre outros objetivos.
Gaetz, no entanto, acredita que aqueles que integram a direita política devem apoiar o seu projeto de lei. No e-mail, ele diz que, “como conservadores, devemos entender que os estados e as comunidades locais estão melhor posicionados para regular responsavelmente os ativos ambientais dentro de suas jurisdições”.

Fonte: O Globo

Novidades

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...

Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia

11/08/2026

Mais de mil hectares, o equivalente a cerca de 1,4 mil campos de futebol. Essa é a área ocupada pela...

Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida

11/08/2026

A Petrobras selecionou uma empresa para aquisição de créditos de carbono, gerados a partir de restau...

Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível

11/08/2026

Centenas de funcionários de hotéis mexicanos, operadores de tratores e militares especializados da M...