UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Cientistas vão às ruas em mais de 500 cidades pelo mundo

25/04/2017

Pesquisadores de mais de 500 cidades do planeta vão protestar neste sábado, Dia Internacional da Terra, pela valorização da produção de conhecimento científico. A mobilização começou nos Estados Unidos e é apontada como uma reação às posturas adotadas pelo presidente Donald Trump, como o descrédito em relação às mudanças climáticas. No Brasil, os cientistas aproveitaram o gancho para reivindicar mais recursos para a área, que vem sofrendo cortes.
“A ciência nos dá a capacidade de examinar questões, permitindo-nos criar melhores políticas e regulamentos que sirvam aos nossos melhores interesses. A tomada de decisões políticas que afetam a vida dos americanos e do mundo em geral deve fazer uso de evidências revisadas por pares e que sejam do consenso científico, não de caprichos e decretos pessoais”, critica um dos documentos feitos pelos organizadores da Marcha, nos EUA.
A comunidade científica brasileira, por sua vez, reivindica maior valorização da área, sobretudo em termos financeiros. No mês passado, o presidente Michel Temer contingenciou R$ 2,5 bilhões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os pesquisadores argumentam que a medida será um atraso para o país que, em 2015, teve cerca de 61 mil artigos científicos publicados, ficando em 13º lugar no ranking mundial de produção científica.
— A expectativa é conseguir dialogar com a sociedade, explicar qual a função da ciência, por que ela é importante, o que ela tem feito para o Brasil. Também aproveitamos para chamar atenção do governo. Infelizmente tivemos esse novo contingenciamento de recursos. Enquanto o país encarar educação, ciência e inovação como gasto e não como investimento, vamos andar para trás — sublinha a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader.
A comunidade científica brasileira, por sua vez, reivindica maior valorização da área, sobretudo em termos financeiros. No mês passado, o presidente Michel Temer contingenciou R$ 2,5 bilhões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os pesquisadores argumentam que a medida será um atraso para o país que, em 2015, teve cerca de 61 mil artigos científicos publicados, ficando em 13º lugar no ranking mundial de produção científica.
Se o contexto do país é difícil, a situação das pesquisas no estado do Rio é ainda mais crítico. Com a crise, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), uma das principais financiadoras de estudos, vive uma rotina de atrasos nos pagamentos de bolsas.
Diante dessa realidade, os organizadores da marcha carioca resolveram fazer um “tesouraço”, em alusão aos cortes promovidos tanto no âmbito nacional, quanto no estadual. O protesto, que acontecerá na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, às 10h, terá como som ambiente uma trilha feita especialmente para o evento, composta por ruídos produzidos por tesouras. Os organizadores pedem ainda que cada manifestante leve uma tesoura sem ponta ou uma réplica feita de papelão.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...

Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia

11/08/2026

Mais de mil hectares, o equivalente a cerca de 1,4 mil campos de futebol. Essa é a área ocupada pela...

Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida

11/08/2026

A Petrobras selecionou uma empresa para aquisição de créditos de carbono, gerados a partir de restau...

Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível

11/08/2026

Centenas de funcionários de hotéis mexicanos, operadores de tratores e militares especializados da M...