UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Cuba aprova plano contra mudanças climáticas

02/05/2017

O governo cubano aprovou um plano governamental com intuito de minimizar os efeitos das mudanças climáticas que desde já ameaçam a ilha, segundo informações publicadas nesta sexta-feira na imprensa local. As mudanças no clima são responsáveis pelo aumento do nível do mar, desastres naturais e a seca intensa.
Trata-se de uma proposta com intuito de pensar “como avançar por meio de ações concretas para minimizar os impactos (ambientais)”, declarou a ministra cubana de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa Pérez.
O plano foi aprovado na última terça-feira em reunião do Conselho de ministros, liderada pelo presidente Raúl Castro. A proposta será votada na primeira sessão do Parlamento, que acontecerá em julho, de acordo com o jornal oficial “Granma”.
Pérez destacou as três áreas prioritárias do macroprojeto: a preservação da vida das pessoas nos locais mais vulneráveis, a segurança alimentar e o desenvolvimento turístico, com previsões de investimentos “para curto (2020), médio (2030), longo (2050) e muito longo (2100) prazo”.
Dentre as medidas propostas para “minimizar os efeitos em zonas vulneráveis”, estão “a não permissão da construção de novos empreendimentos próximos à zona costeira e a redução da área de cultivo agrícola nesses locais”, argumentou a ministra.
Ela acrescentou que no plano estão inclusas ações com objetivo de “assegurar a disponibilidade e o uso eficiente da água como forma de se enfrentar a seca, além de direcionar o reflorestamento para permitir a máxima proteção do solo e da água, impedir a deterioração dos corais, além de repovoar e conservá-los”.
As mudanças climáticas “agravarão os problemas ambientais, transformando-se em fator determinante do desenvolvimento sustentável”, afirma Pérez. “Temos que nos preparar”.
O arquipélago de 111.000 km2 com uma população de 11,2 milhões de habitantes, está ameaçada, assim como o resto das ilhas caribenhas, pelo aumento do nível no mar e desastres naturais cada vez mais frequentes, como furacões de grande intensidade.
Conforme os especialistas, o clima de Cuba tornou-se mais extremo e quente devido às mudanças climáticas, e a ilha enfrenta desde 2014 uma situação de intensa seca que atinge quase todo o seu território.

Fonte: O Globo

Novidades

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...

Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia

11/08/2026

Mais de mil hectares, o equivalente a cerca de 1,4 mil campos de futebol. Essa é a área ocupada pela...

Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida

11/08/2026

A Petrobras selecionou uma empresa para aquisição de créditos de carbono, gerados a partir de restau...

Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível

11/08/2026

Centenas de funcionários de hotéis mexicanos, operadores de tratores e militares especializados da M...