UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Banco Mundial sugere migração de mão de obra para Austrália e Nova Zelândia

09/05/2017

Um novo relatório do Banco Mundial recomenda que a Austrália e a Nova Zelândia facilitem o acesso a trabalhadores de Tuvalu e Kiribati a seu território. Os países insulares podem desaparecer ainda este século, devido ao aumento do nível do mar.
As reformas culminariam na criação de 80 mil empregos até 2040. A renda gerada pode chegar a US$ 10 bilhões. Haveria um aumento de 50% nas remessas de verbas para esses países.
“A piora dos impactos das mudanças climáticas criou um novo imperativo moral para o acesso aberto. Os dois governos (de Tuvalu e Kiribati) prefeririam um fluxo externo lento, resultante da migração voluntária, e não desejariam que seus povos fossem tratados como ‘refugiados’ fugindo de uma situação econômica e ambiental desesperada”, afirma o relatório.
De acordo com o documento, a disponibilidade de mão de obra australiana não será suficiente para atender setores como o atendimento de idosos, agricultura e turismo. Os trabalhadores de nações insulares poderiam preencher este vazio.
Coautor do relatório e professor da Universidade Nacional da Austrália, Stephen Howes ressalta que os novos programas não têm como objetivo “esvaziar os países insulares”, e sim torná-los mais sustentáveis nas áreas econômica e ambiental.
Diretor do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e especialista em mudanças climáticas, Osvaldo Stella elogia o acordo proposto pelo Banco Mundial, mas pondera que as nações devem investir em metas mais ambiciosas:
— As questões bilaterais são importantes, mas, se não houver uma solução final contra as mudanças climáticas, não passarão de remendos. A luta contra o aquecimento global interfere cada vez mais na geopolítica da região. Existe a possibilidade de grandes migrações, já que o aumento da salinidade do oceano compromete a água subterrânea, inviabiliza a agricultura e causa impactos na pesca.

Fonte: O Globo

Novidades

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...

Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia

11/08/2026

Mais de mil hectares, o equivalente a cerca de 1,4 mil campos de futebol. Essa é a área ocupada pela...

Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida

11/08/2026

A Petrobras selecionou uma empresa para aquisição de créditos de carbono, gerados a partir de restau...

Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível

11/08/2026

Centenas de funcionários de hotéis mexicanos, operadores de tratores e militares especializados da M...