
08/06/2017
No sul da Bahia, uma reserva ecológica com mais de 3 mil hectares testemunha a volta de espécies antes ameaçadas, como o ouriço preto e o macaco-prego-do-peito-amarelo, além da criação de novas variedades de seringueiras — mais resistentes do que as já conhecidas — e do plantio de mais de 100 mil árvores, de 215 espécies diferentes. O Programa Ouro Verde Bahia, iniciativa do Grupo Michelin, abrange os municípios de Igrapiúna e Ituberá e inclui um centro de pesquisas sobre Mata Atlântica com quase cem estudos concluídos e 78 publicados em periódicos científicos.
Diretor da reserva, o americano Kevin Flesher relembra, no Dia Mundial do Meio Ambiente — celebrado nesta segunda-feira —, as principais conquistas desse parque ecológico, que começou a funcionar em 2006.
Qual foi o resultado mais animador do trabalho realizado até hoje na reserva?
O mais significativo é a queda da caça. Por meio da fiscalização em rondas feitas por nossos guardas florestais — eles já realizaram mais de 5 mil km de rondas a pé —, conseguimos reduzir a caça de animais em 85% nos últimos dez anos. Durante esse período, também tivemos um aumento de 117% na abundância da fauna, com o retorno de espécies ameaçadas, tais como o mutum do Sudeste, o macaco-prego-do-peito-amarelo, o gato do mato, o veado-mateiro o ouriço preto.
Essa reserva hoje é uma área privada particular ou é uma área de proteção ambiental reconhecida pelo governo?
Ambos. Temos a Reserva Particular de Patrimônio Natural Ouro Verde, que possui plano de manejo aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente, sendo parte dela do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). O restante da área é reserva legal, registrada com o Governo do Estado da Bahia.
A entrevista completa pode ser lida em O Globo
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível
11/08/2026
