
27/06/2017
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançam nesta sexta-feira, no Rio, o projeto Olho no Verde, que concentra ações para ampliar a proteção da Mata Atlântica e busca zerar o desmatamento ilegal da região até 2018.
O projeto envolve o monitoramento de uma área de sete mil quilômetros quadrados, onde se localizam os principais remanescentes florestais do estado. Para isso, são utilizadas imagens de satélite de alta resolução, que permitem identificar, com precisão, o corte de uma única árvore.
No lançamento, que acontece durante o III Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a secretaria vai divulgar a relação dos municípios com maior número de ocorrências de desmatamento no ano passado.
Em Paraty, por exemplo, equipes conseguiram flagrar um grupo em plena atividade de desmatamento. No local, foi possível identificar perda de cobertura florestal de uma área de seis mil metros quadrados. A fiscalização constatou que as árvores derrubadas seriam vendidas ilegalmente. Os responsáveis foram presos em flagrante.
Em 2016, foram selecionados 326 alertas (imagens) para vistoria, dos quais 196 casos indicaram supressão de vegetação e/ou alguma intervenção irregular local, em área equivalente a 71 hectares. O trabalho permitiu direcionar, de forma mais ágil e precisa, as fiscalizações com o objetivo de reprimir o desmatamento ilegal. A ideia é expandir a campanha para outros municípios do estado, onde o número de alertas foi maior.
Fonte: O Globo
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível
11/08/2026
