
06/07/2017
Mais de duas mil pessoas foram até a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia no último fim de semana (1º e 2) com a expectativa de ver neve em pleno estado do Rio de Janeiro. No sábado foram registrados 627 visitantes. Já no domingo quase 1500 turistas: recorde total de visitação diária. O antigo recorde na parte alta era de julho de 2016, quando 912 pessoas visitaram a reserva. Os dados foram divulgados pelo diretor da reserva, Gustavo Tomzhinski.
"No domingo, apesar do tempo fechado e com muita neblina tivemos uma visitação registrada três vezes maior do que o esperado para um domingo de sol nessa época do ano. Foi uma multidão de gente e carros que lotaram o noso estacionamento e ficaram estacionados ao longo de quase dois quilômetros da estrada", disse, ressaltando que até durante a noite muita gente chegava e ficava apenas por perto da portaria esperando para ver se ia nevar ou não.
Mas, não foi dessa vez... Apesar da chuva e da alta umidade do ar, os 3,7ºC registrados na madrugada de domingo e o 0,1ºC na madrugada de segunda-feira não foram suficientes para formar neve. Também não foi possível congelar os lagos ou formar gelo na vegetação, o que é muito comum no Parque, localizado a 2.400 metros de altitude e com registro de frio o ano todo.
Em junho de 1985 foi a primeira vez que nevou na parte alta do parque. Foram nove horas seguidas deixando a paisagem branquinha por três dias.
A matéria na íntegra pode ser lida no G1
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível
11/08/2026
