
15/08/2017
A Log-In, armadora do navio de onde caíram 46 contêineres no mar na sexta-feira (11), tem até o fim desta semana para retirar da região costeira de São Paulo os resíduos ocasionados pelo acidente. O prazo foi estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na segunda-feira (14).
Na madrugada de sexta, as caixas metálicas foram lançadas ao mar, a quatro quilômetros da costa, depois que o navio Log-In Pantanal foi atingido por ondas de até 4,5 metros. A embarcação aguardava para realizar manobra de entrada no Porto de Santos. Mercadorias, que ficaram espalhadas, foram saqueadas.
A notificação definindo um prazo para a Log-In limpar praias, rochedos e áreas marítimas foi lavrada pela agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, que integra o grupo de emergências do órgão. Em paralelo, ela também notificou a empresa a apresentar um plano de retirada dos contêineres do mar.
"Esse plano deve ser apresentado em 24 horas, a contar desta segunda-feira, com um cronograma detalhado. Por mais que não tenha ocorrido vazamentos de substâncias, houve impacto ao ambiente. Ainda analisamos as dimensões, mas é preciso uma ação efetiva e rápida de reparo com responsabilidade", disse.
Segundo Ana Angélica, 47 contêineres sinistraram. Um deles foi esmagado a bordo durante o acidente. Todos os demais foram lançados ao mar, e alguns abriram com o impacto na água, espalhando a carga pela região costeira. Inicialmente, a empresa informou à Marinha do Brasil que 45 caixas metálicas tinham caído.
A agente ambiental federal disse, ainda, que a Log-In apresentou no domingo (13) a lista com todas as mercadorias que estavam armazenadas nos compartimentos perdidos no ocorrido. "Constatamos que não há substâncias químicas, mas uma equipe que formamos ainda está analisando todas as informações repassadas".
A matéria pode ser lida no G1
Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana
11/08/2026
Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária
11/08/2026
Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília
11/08/2026
Natura amplia sistemas agroflorestais de dendê na Amazônia
11/08/2026
Petrobras escolhe empresa para créditos de carbono cujo sócio teve madeireira punida
11/08/2026
Para combater invasão de algas, Caribe aposta em barcos, barreiras e biocombustível
11/08/2026
