UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Biólogos retomam trabalhos para tentar soltar baleia encalhada na Baía de Sepetiba

29/08/2017

A equipe de biólogos que tenta soltar uma baleia jubarte que está encalhada na localidade do Saco do Pompeba, perto da Restinga de Marambaia, na Baía de Sepetiba, retomou os trabalhos na manhã deste sábado. A maré baixa havia interrompido a ação no início da noite da sexta-feira.
A baleia, que pesa cerca de 20 toneladas, está presa desde a noite de quinta-feira no local. Biólogos que acompanham o trabalho de restagate do cetáceo, que mede cerca de dez metros, estão preocupados com a sobrevivência dele.
Segundo a bióloga Kátia Silva, do Instituto Boto Cinza que está acompanhando a jubarte em Sepetiba, o animal está desorientado por diversos encalhes que vem sofrendo desde a quinta-feira. Ela chegou a desencalhar de madrugada, mas na manhã desta sexta-feira ela voltou a encalhar.
De acordo com Leonardo Flach, nesse período, as jubartes que foram reproduzir em Abrolhos descem para se alimentar na Antártica. Elas vão margeando a costa brasileira, por isso acontecem alguns encalhes ocasionais.
Essa é a terceira baleia que encalha na costa brasileira nesta semana. Na quinta-feira, após passar 24 horas presa na Praia Rasa, em Búzios, uma jubarte conseguiu voltar ao mar após uma grande mobilização popular. O animal, que pesa cerca de 28 toneladas, e mede 13 metros, retornou para a água com a ajuda de uma retroescavadeira e de cordas puxadas por três barcos de pescadores, numa operação que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA), do Departamento de Oceanografia da Uerj.
Na Bahia, uma outra baleia que encalhou não teve o mesmo destino. Após ser salvo de um encalha na cidade de Prado, um filhote de jubarte foi encontrado morto. Ele estava debilitado, e teria se afogado.


Fonte: O Globo

Novidades

Índia coloca seu primeiro trem a hidrogênio em operação

11/08/2026

A Índia colocou em operação seu primeiro trem movido a hidrogênio, projetado, desenvolvido e constru...

Cientistas transformam resíduos de PVC em lubrificante

11/08/2026

Um grupo de pesquisadores da Virginia Tech, nos EUA, desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar...

Com El Niño, oceanos batem recorde de temperatura em julho

11/08/2026

Oceanos registraram um segundo mês consecutivo de temperatura recorde em julho, mostra relatório men...

Oceanos do mundo atingem temperatura mais alta já registrada em um mês de julho

11/08/2026

Os oceanos do mundo registraram em julho de 2026 a maior temperatura média da superfície do mar já o...

Os graves efeitos do ´Super El Niño´ na América Latina previstos pelos cientistas

11/08/2026

Na sua primeira mensagem após a posse, no final de julho, a presidente do Peru, Keiko Fujimori, incl...