
26/10/2017
Uma manifestação promovida pelo movimento Lagoa para Sempre reuniu neste domingo cerca de mil pessoas em Itaipu para pedir a preservação do trecho marginal de proteção do espelho d’água que fica de frente para o mar de Camboinhas. O protesto, organizado por ambientalistas, associações locais, grupos de canoeiros e pescadores artesanais da Região Oceânica de Niterói, pediu que a prefeitura inclua o terreno como Área de Proteção Permanente (APP) no novo plano diretor da cidade. Parte dele, foi excluída do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) pelo Superior Tribunal Federal (STF) há dois anos. A decisão abriu brechas para a construção de um empreendimento com até 210 prédios de seis andares que poderão levar 28 mil novos moradores para o local.
Os participantes do protestos se reuniram às 9h da manhã em dois grupos diferentes, um deles se encontrou em Camboinhas, em um dos lados da Lagoa, e outro em Itaipu, na margem oposta. Por volta das 10h, eles caminharam até a beira d’ água e fizeram um grande abraço na entrada da Lagoa. Munidos de megafones, ambientalistas e muitos esportistas organizaram uma espécie de mosaico humano que, visto do alto, formava a palavra S.O.S. em cima de um banco de areia. O fotógrafo e ambientalista Pepe Ventura operou um drone durante o protesto e conseguiu captar a imagem.
A matéria completa pode ser lida em O Globo
VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador
06/08/2026
Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio
06/08/2026
Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta
06/08/2026
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
